O que significa KAMAE

KAMAE é uma palavra de difícil tradução, pois não tem correspondência com nenhum termo em língua portuguesa, nem com de nenhum outro idioma.

A melhor aproximação que podemos fazer para KAMAE seria PREPARAÇÃO ESPIRITUAL. Este termo é CENTRAL na cultura japonesa, sendo praticamente o PILAR de todo o pensamento japonês.

Existem 3 tipos de kamae: kigamae, migamae e kokorogamae. O primeiro fala de uma preparação dos sentidos, o segundo da preparação física, e o último seria a preparação espiritual que dá nome a esta escola. Porém, não se deve tomar estas definições no sentido ocidental de "sentidos, físico e espiritual", pois estes conceitos são diferentes no oriente, específicamente no Japão.

Por exemplo, a preparação física não diz respeito apenas aos exercícios de aumento de musculatura, velocidade, resistência... Quem pratica artes marciais sabe melhor como isso tem relação com a rapidez de reação.

Todos os tipos de preparação (kamae) dizem respeito à prontidão do ser humano nas diversas situações da vida. E a filosofia do Kamae Gakuen reside aí: não apenas ensinar um idioma, mas preparar os alunos para as situações onde é preciso o uso da língua japonesa, ensinar como pensa um japonês, como se portar num ambiente oriental.

< voltar