Takako Miyazaki
Diretora

1986 – Primeira bolsa oferecida pela JICA (Japan International Cooperation Agency), com estágio no Japão
1995 – Bolsa da Fundação Japão, com certificado-prêmio de Pesquisa em Metodologia de Ensino
1999 – Segunda bolsa oferecida pela JICA, com estágio no Japão

Bailarina clássica de formação, fez apresentações de Tango Argentino como aluna da profa. Mari Tozuka

Marcos Suguiura

1998 – Psicólogo formado pela USP
2001 – Bolsista pela JICA no programa para Professores de Língua Japonesa I, com estágio no Japão
2002 – Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Imigração e Cultura  – Instituto de Psicologia da USP
2005 – Voluntário no ISEC – Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural
2009 – Mestre em Psicologia Social pelo Intituto de Psicologia da USP

Participa da organização de eventos no Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), fazendo parte de seu Conselho Deliberativo de 2010 a 2012 e da Diretoria de 2012 a 2017.

Ministra palestras no Centro de Informação e Assistência ao Trabalhador no Exterior (CIATE)

Canta no Coral da Asebex e atuou no Grupo de Teatro Aranami.

O QUE É KAMAE

KAMAE é uma palavra de difícil tradução, pois não tem correspondência com nenhum termo em língua portuguesa, nem com de nenhum outro idioma. A melhor aproximação que podemos fazer para KAMAE seria PREPARAÇÃO ESPIRITUAL.

Este termo é CENTRAL na cultura japonesa, sendo praticamente o PILAR de todo o pensamento japonês. Existem 3 tipos de kamae: kigamae, migamae e kokorogamae.

O primeiro fala de uma preparação dos sentidos, o segundo da preparação física, e o último seria a preparação espiritual que dá nome a esta escola. Porém, não se deve tomar estas definições no sentido ocidental de “sentidos, físico e espiritual”, pois estes conceitos são diferentes no oriente, específicamente no Japão.

Por exemplo, a preparação física não diz respeito apenas aos exercícios de aumento de musculatura, velocidade, resistência… Quem pratica artes marciais sabe melhor como isso tem relação com a rapidez de reação. Todos os tipos de preparação (kamae) dizem respeito à prontidão do ser humano nas diversas situações da vida.

E a filosofia do Kamae Gakuen reside aí: não apenas ensinar um idioma, mas preparar os alunos para as situações onde é preciso o uso da língua japonesa, ensinar como pensa um japonês, como se portar num ambiente oriental.